quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

1ª sessão - História do Cerco de Lisboa

História do Cerco de Lisboa foi a obra debatida e refletida pela Comunidade de Leitores, a 9 de novembro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.


Dedicada ao tema Literatura ou realidade, a sessão que abriu a temporada 2017/2018 da Comunidade de Leitores teve como convidados Sérgio Letria, membro da direção da Fundação José Saramago, e Federica Fiasca, em representação da Companhia de Teatro de Almada.

Publicado pela primeira vez em 1989, História do Cerco de Lisboa é um romance histórico que se funde em duas histórias, em que o Não, palavra-chave da obra, é uma chamada de atenção, de Saramago, para que as pessoas reflitam e pensem por si próprias, como referiu Sérgio Letria. Para o representante da Fundação José Saramago, este “é um livro com várias camadas em que custa a perceber o que é real e o que é literatura”, no qual “Saramago traz à ribalta uma série de heróis anónimos que nunca aparecem nos livros de história”, situações muito frequentes nas obras do autor.
Realizado na Biblioteca Municipal José Saramago, o debate refletivo, que contou com a participação de quase duas dezenas de membros da Comunidade de Leitores, não se cingiu apenas ao livro História do Cerco de Lisboa, sendo também focada toda a obra e vários aspetos da vida do Prémio Nobel da Literatura de 1998.


A próxima sessão da Comunidade de Leitores realiza-se na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, a 14 de dezembro, sendo dedicada ao livro Submissão, de Michel Houellebecq.




Sem comentários:

Enviar um comentário